Início Notícias SURUBIM DE 40 KG

SURUBIM DE 40 KG

por @CSFC

Benefícios da enchente começam a surgir. Segundo fontes, na manhã do dia 29 de março um pescador da região ribeirinha Malhada fisgar um surubim de cerca de quarenta quilos. O peixe já esteve em risco de extinção devido à pesca predatória. Mergulhadores arpoaram indiscriminadamente esse espécime considerado gigante e um símbolo do Rio São Francisco.

 Isso praticamente exterminou os peixes de grande porte que podem atingir até 90 quilos.

O reaparecimento de peixes desse porte pode ter sido beneficiado pelas enchentes que assolaram a região. Moradores ribeirinhos acreditam nessa possibilidade e ainda esperam que espécimes ainda maiores possam voltar a aparecer.

Durante a seca as águas do São Francisco baixaram consideravelmente seu nível e peixes dessa envergadura possivelmente ficaram reclusos nas áreas mais profundas. Com o restabelecimento do nível das águas do São Francisco eles possivelmente voltaram a se deslocar. Em seus redutos mais profundos tiveram a oportunidade de crescer e adquirir novamente o porte que tanto foi perseguido no passado por profissionais da pesca e por mergulhadores amadores.

O que precisa voltar é a consciência de que esse espécime símbolo do Velho Chico volte ao seu estado natural e que a fiscalização seja mais rígida e contenha a possibilidade de extinção.

Guto de Paula

related posts

Deixe um comentário