POLÍTICA EM CAPÍTULOS – Central São Francisco de Comunicação
imgheader

POLÍTICA EM CAPÍTULOS

(Capítulo 03 Episódio 8) – VEREADORES E O ALMEJADO CABIDE DE EMPREGO

… o processo que permite o acesso ao poder, começa na intenção de ocupar uma cadeira no Legislativo Municipal. São raros os prefeitos que alcançaram o cargo, sem antes ocuparem um espaço no legislativo.

Como toda regra tem suas exceções, alguns médicos chegam algumas vezes a esse almejado posto e abandonam momentaneamente seus consultórios e descobrirem que através do poder concedido pelo voto, podiam esquecer seus ideais políticos e se transformarem em fazendeiros de considerável sucesso.

Em Barreiras, um renomado cirurgião foi escolhido por seu grupo de amigos para ocupar esse cargo, com a proposta desbancar o poder de um prefeito correligionário de ACM, que por mandatos seguidos sustentava-se no absoluto domínio da região.

Eram tempos difíceis, onde qualquer ameaça de um possível levante contrário era duramente massacrada pelo folclórico Antônio Carlos Magalhaes. A cidade de Barra do Rio Grande, notoriamente contrária a política de “Toinho Malvadeza”, foi duramente punida ao se tornar opositora ao seu governo.

ACM retirou todos os órgãos públicos estaduais, inclusive o banco do Estado e deixou para os munícipes apenas a SUCAM. A rodovia que dava acesso a cidade, já era difícil e ficou intransitável. Isolamento total, porque naquela cidade que era considerada o berço da cultura por dispor do famoso Colégio Salesiano, os eleitores pensavam, refletiam e criticavam os desmandos da época. Literalmente ficaram “às moscas”, por todo seu mandato.

Muitas das excelentes celebridades de Barreiras, que chegaram até Brasília, foram influenciadas pelos ensinamentos do Colégio Salesiano de Barra do Rio Grande. Era por assim dizer o berço cultural da época.
Mas vamos ao doutor prefeito que através de seus amigos se opuseram a esse poder dominante de “Toinho Malvadeza”. Pois a campanha foi de casa em casa e o fato de Doutor Saulo ser um exímio cirurgião e uma figura respeitadíssima, contribuiu sobremaneira para seu sucesso.

Começava então uma nova era. Mas como nada é perfeito, adveio posteriormente a instalação de uma nova oligarquia composta por parentes e amigos próximos. Esses amigos que com muita determinação e esforço conseguiram mudar o rumo da história, foram colocados em cargos importantes da prefeitura.

Alguns muito ativos e competentes como era o caso do secretário Jorge Lemansk e do advogado Aurélio Miguel, outros nem tanto, pois sua avidez pelo poder nãos lhes permitia discernir como fazer a política ser produtiva.
Contudo os primeiros…

(continua no próximo episódio)

Guto de Paula
Redator da Central São Francisco de Comunicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Mais previsões: Meteorologia em Lisboa
Edit Template