POLÍTICA EM CAPÍTULOS – Central São Francisco de Comunicação
imgheader

POLÍTICA EM CAPÍTULOS

(Capítulo 03 Episódio 7) – VEREADORES E O ALMEJADO CABIDE DE EMPREGO

… algumas são muito interessantes e uma delas em particular acredito merecer um certo destaque. Tudo porque na política barreirense e possivelmente em todos os outros municípios desse imenso Brasil, elas proliferam com a devida constância.

Não tenho boas recordações dos momentos em que exerci a função de assessor político, porque acredito que o jornalista quando se submete a esse trabalho, perde a capacidade crítica natural e passa a relatar apenas o que interessa ao seu patrão político.

Todavia, em minha segunda função de assessoria essa condição, praticamente não existiu, pois acreditava no candidato e na forma como iria conduzir a política, caso fosse eleito. Infelizmente isso não aconteceu, devido a inúmeros fatores que não é conveniente relembrar.

Nessa época, as regras políticas eram diferentes, não sofriam as restrições que sofrem hoje. As campanhas se estendiam por mais de dois anos e demandavam inúmeras viagens, incontáveis contatos com lideranças e uma constante atribulação que ocupava a toda por inúmeras horas de trabalho. Enfim, a ideia ou a proposta propriamente dita era tentar eleger um deputado federal, que não tinha “o rabo arrarado”, com as poderosas oligarquias que dominavam e dominam até os dias de hoje toda a Região Oeste da Bahia.

O candidato era e ainda é meu amigo pessoal, tenho até hoje a convicção que tudo seria diferente se seu ousado voo chegasse ao destino. Isso não aconteceu, mas chegou muito próximo de se concretizar. Derrotamos um punhado de candidatos paraquedistas e até mesmo aqueles que historicamente eram por assim dizer as cartas marcadas para vencer.

Como não adianta chorar pelo leite derramado, a vida seguiu seu curso normal e no ambiente político local, os mesmos nomes possíveis de sempre lutam pelo poder.
O que obrigatoriamente considero é o fato de que muito poucas pessoas sérias se lançam na política. Quando o fazem e conseguem um mandato, acabam sendo engolidas pelo sistema corrupto e viciado que permeia o ambiente político. Naturalmente alguns resistem e não se deixam envolver, mas acreditem, são raridades.

Acredito que a culpa mais significativa advém do próprio eleitor, que não lê e quando lê não entende o que leu. Se deixa levar por narrativas que o próprio sistema produz e divulga através da televisão da forma mais descarada.
Claro que a mídia tem parte fundamental na produção de falácias e na forma profissional de distorcer os fatos e produzir narrativas, pois a proposta é confundir e jamais informar. O eleitor mal informado, não consegue entender que lobos na pele de carneiro estão se valendo de sua ignorância para se alçarem ao poder.
Mas vamos adiante…

(continua no próximo episódio)

Guto de Paula
Redator da Central São Francisco de Comunicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Mais previsões: Meteorologia em Lisboa
Edit Template