A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai entrar em vigor a partir de junho. Com a notícia de um novo documento estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), através da Resolução 886, de 13 de dezembro de 2021. O documento contará com um novo formato se aproximando dos padrões internacionais.
Dentro das mudanças estabelecidas pelo Contran temos uma nova classificação de veículos em 14 categorias diferentes. Uma tabela no verso do documento evidenciará esses dados visuais ao utilizar pictogramas. As letras (A, B, C e D) permanecem inalteradas, no entanto agora essas letras serão combinadas entre si e ainda podendo ser seguidas pelo digito 1.
A classificação das categorias deverá seguir o padrão europeu, onde existe uma divisão para condutores de pessoas e cargas, sendo D para passageiros, C para carga e E para articulados. Assim ao serem combinados, as letras determinam quais veículos cada condutor estará apto para dirigir.
É oportuno lembrar que os códigos das categorias ainda não estão especificados e devem ser publicados no decorrer dos meses pelo Contran.
Fonte Rede Jornal Contábil