Início Crônicas ENQUANTO ISSO

ENQUANTO ISSO

por @CSFC

Lá pelas bandas do Palácio de Cristal, onde tudo pode, onde tudo acontece, onze togados, a despeito de qualquer norma constitucional, estão brincando de governar o país. Um deles, possivelmente do grupinho dos mais ousados e menos coerente, já tenta vender a ideia de um semi-presidencialismo. Um sistema de governo deveras inédito. Sá cabe na cabeça dele, onde nem cabelo cabe.

Essas ideias “tupiniquins” que não se sustentam já fazem parte de uma proposta de controle completamente antagônico a nossa Constituição. Todavia era de se esperar que cidadãos comuns, como boa parte de nós, por ignorância ou desconhecimento das leis, fossemos os primeiros a desrespeitar nossa Carta Magna. Qual o que! São os Guardiões da Lei, os responsáveis por estabelecer o cumprimento das regras que a estão rasgando e tripudiando.

Imunidade parlamentar é hoje apenas uma suposição, depois que o deputado federal Daniel Silveira foi preso. Um ato arbitrário que só aconteceu pela covardia de muitos de seus pares. Sem sequer raciocinarem que o pau que dá em Paulo também pode atingir Pedro. Uma omissão covarde por parte dos deputados que gerou a possibilidade de uma estúpida jurisprudência.

Enquanto a culpa pelo preço dos combustíveis recai sobre uma única pessoa, mesmo sendo uma crise mundial, vamos tentando levar a vida em um país de opiniões divididas. Onde a injustiça é produzida e mantida pela própria justiça.

O mais triste não é estar contra a razão e defender o que antes era indefensável, pois não ter opinião, não querer se dar ao luxo de perceber o abismo que está se formando é que se torna inaceitável. Os que defendem a volta do mal estão pensando em vantagens pessoais, os que querem combater a corrupção pensam de forma coletiva.

O sistema eleitoral invadido por meses que os membros do Palácio de Cristal defendem como inviolável se torna a prova concreta desse golpe pretendido. Apagaram os arquivos, mas não conseguiram apagar a memória dos brasileiros patriotas que não vão vender esse peixe tão barato assim.

Enquanto isso o que resta será aguardar até onde quer chegar essa pretensa ditadura judiciária.

Guto de Paula

related posts

Deixe um comentário