Agora começa de fato a campanha e no tabuleiro de xadrez político as peças estão em seus devidos lugares. Cada novo movimento terá sim, consequência imediata, exigindo de todos um cuidado muito especial com as decisões tomadas no curso desse processo.
O que de fato está em jogo é o futuro da cidade. Como o novo gestor eleito irá tratar as questões sociais, que exigem muita disposição e o natural planejamento para o enfrentamento dos problemas que irão surgir.
Muito embora o visual da cidade tenha se modificado e demostrado na prática o que se pode fazer em termos de infraestrutura, a cidade inchou de forma desproporcional e começa a se verticalizar. Isso gera novos problemas e exige soluções tanto dinâmicas quanto cada dia, mais urgentes.
Enfim, a gestão administrativa, social e política de Barreiras não é mais tarefa para principiantes, muito menos para aventureiros. Se faz necessário competência, dedicação e profissionalismo. Resumindo, o novo gestor terá significativos desafios, pois à medida que a população cresce e constrói novas moradias, os problemas de locomoção, de infraestrutura, segurança e as demais questões sociais, crescem em paralelo a esse progresso.
Isso exige do novo gestor um empenho administrativo, social e político cada vez mais alicerçado com os desafios que o mundo moderno, onde as transformações ocorrem em velocidades estratosféricas.
Isto posto, acredito que o povo de Barreiras saberá discernir entre as campanhas apresentadas, as que demonstram capacidade administrativa real e as que são meras incursões em busca de poder.
Guto de Paula