imgheader

PURA ANÁLISE

Barreiras quanto aos reflexos produzidos por uma acirrada campanha, vive seus momentos de incerteza, espetada por quatro pontas de lança, com objetivos muito bem definidos. Nem todos correspondem aos ideais que o bom senso exige de uma disputa política, que represente o progresso ou a continuidade do que já foi realizado.

As ilusões ideológicas, as paixões por determinado partido e até mesmo a ausência de conhecimento político do que representa essa transição de poder, produzem o risco de um retrocesso sem precedentes. Caberá portando ao eleitorado decidir qual grupo político que deverá tomar as rédeas desse poder, com capacidade administrativa, competência e determinação, para que as engrenagens do processo evolutivo não se tornem emperradas.

Para que não voltemos ao passado provinciano ou ao jugo de oligarquias que por inúmeros mandatos não abraçaram a causa como deveriam, apenas passaram pelo poder e muito pouco fizeram para transformar essa cidade na pujança que hoje existe.

É necessário lembrar de um passado não muito distante, onde as dificuldades de locomoção eram extremamente precárias, nem uma das necessidades sociais foram abraçadas com vigor e competência. E quem consegue ver sem as viseiras ideológicas, vai observar que uma cidade que não foi planejada, apenas inchou, demanda que a administração se envolva em inúmeras dificuldades, muito além das questões estruturais.

Um grande problema está no atendimento a saúde pública onde os hospitais não atendem apenas a comunidade barreirense, mas sim toda a micro região em sua volta. Esse fato gera problemas diários que exigem inúmeras demandas e não estabelecem uma situação de conforto para os organismos médicos disponíveis na cidade. A demanda é sempre maior e tende a crescer ainda mais. Qual desses grupos que almejam o poder terá capacidade de fazer melhor?

A infraestrutura aplicada e erradamente considerada como a única ação do atual governo, não foi o único foco dessa administração. Escolas de alto padrão funcional foram construídas e pela primeira vez em muitos outros mandatos, a população rural foi atendida. Conseguiram a mobilidade e também foram agraciados por inúmeras obras sociais. O que antes para as comunidades rurais era apenas promessa de campanha, hoje se tornou realidade.

Porem, não passa de minha mera reflexão que naturalmente será contestada e criticada, por todos os que não conseguem ver o que aconteceu a sua volta, nesses últimos dois mandatos. Gostem ou não gostem, aceitem ou contestem, mas a Barreias que conheci a quarenta anos, mudou completamente.

Se querem que continue crescendo, abram seus sentidos para a lógica e deixem as paixões de lado.

Guto de Paula

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email