Santa Rita de Cassia tem se destacado em crescimento econômico e principalmente no setor pecuário, sendo um dos maiores produtores de gado da Bahia. Com esse foco, o Sicredi que é um banco de cooperativismo chega a Santa Rita para impulsionar projetos financiados pelo Fundo Social, além de atender os clientes cooperados. A inauguração acontecerá na próxima segunda-feira (09), às 19h, na Rua Coronel Afonso, 04, centro da cidade, contando com a presença de lideranças políticas, empresariais e população. No ensejo, haverá a entrega de dois projetos sociais financiados pelo Fundo Social do Sicredi para a Associação de Bombeiros Voluntários Anos do Oeste e a Associação Projeto Crescer, reforçando o compromisso da cooperativa com o desenvolvimento local.
Exibição pública do documentário ALCYVANDO LUZ: O TROPICALISMO TEM UM PÉ EM BARREIRAS.
Nesta quinta-feira, 5, a Câmara de Vereadores de Barreiras exibirá na TV Câmara e em todas as suas plataformas digitais, o documentário ALCYVANDO LUZ, O TROPICALISMO TEM UM PÉ EM BARREIRAS, de autoria de Roberto de Sena, com direção de Son Araújo, fotografia de Otonriki Castro e produção de Gabriel Sena. A exibição começará às 9h da manhã e ficará no ar durante todo o mês de dezembro. Alcyvando Luz foi um multiartista barreirense, o unico do Oeste Baiano que tem músicas gravadas por João Gilberto, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Fafá de Belem, Zizi Possi, o norte-americano Stan Ketz, a Caboverdiana Cesária Évora, além de diversos outros artistas brasileiros e estrangeiros. O documentário tem um tom emocionante com depoimentos de familiares e amigos que conviveram com Alcyvando em Barreiras, e revela acontecimentos da cidade, antes do agronegócio, mostrando uma rica cultura. O presidente da Câmara, Alcione Rodrigues enfatiza que este é um momento impar pois mostrará para todos que Barreiras produziu um artista que influenciou toda a música popular brasileira. O nome ALCYVANDO LUZ: O TROPICALISMO TEM UM PÉ EM BARREIRAS é em decorrência de Alcyvando ter sido professor de violão de Caetano Veloso e Gilberto Gil e, logo depois, Gil e Caetano criaram a Tropicália, movimento que mudou as bases da MPB. Alcyvando deu uma contribuição significativa para a revolução na música do Brasil.
Barreiras recebe gestores escolares para capacitação sobre gestão de recursos educacionais
Nesta terça (3) e quarta-feira (4), Barreiras se torna palco da segunda capacitação técnica para gestores escolares em 2024, reunindo representantes de 14 municípios da Bacia do Rio Grande. A formação, intitulada “PDDE e Ações Integradas na Região Nordeste: Novos Cenários, Novas Possibilidades”, é voltada para gestores, conselheiros e demais agentes ligados à gestão de programas educacionais e recursos financeiros recebidos pelas escolas. O objetivo central é qualificar os participantes nos aspectos conceituais, normativos e operacionais necessários à execução e ao acompanhamento das políticas públicas, promovendo uma gestão mais eficiente e transparente dos recursos financeiros destinados diretamente às escolas. Esses profissionais também terão o papel de multiplicadores, disseminando os conhecimentos adquiridos junto aos seus municípios. A formação, conduzida pelo especialista Hamilton Pacheco, aborda os desafios e as possibilidades no contexto da gestão educacional no Nordeste, buscando ampliar a eficiência no uso de recursos públicos e fortalecer a educação municipal. Durante a cerimônia de abertura, o secretário de Educação de Barreiras, Jeferson Barbosa destacou a importância do evento, afirmando que “a autonomia das escolas e a transparência no uso dos recursos são fundamentais para o fortalecimento da educação. Precisamos cobrar e exigir mais descentralização dos recursos federais para os municípios, disse. A presidente do Conselho Municipal de Educação, Cleonice Ferreira, reforçou a relevância da formação. “Como órgão de controle interno, entendemos que é essencial aprofundar o diálogo com as escolas. Estamos à disposição para contribuir nesse processo”. Entre os presentes na solenidade de abertura a diretora do NTE 11, Izolda Maia; o coordenador da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Flávio Vasco; a subsecretária municipal de Educação de Barreiras, Olívia Sampaio; a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Aldeci Queiroz; a representante dos gestores escolares, Valéria Libório; a representante do Cacs Fundeb, Maria Josivânia dos Santos Pereira. Dircom/PMB – 03.12.2024