segunda-feira , 16 setembro 2019
Home / CentralSFC / Central São Francisco / Uma Fórmula perfeita

Uma Fórmula perfeita

Uma Fórmula perfeita

​A farmácia de manipulação é um estabelecimento de saúde onde fórmulas são manipuladas e preparadas de forma personalizada para cada cliente, seguindo receitas prescritas por profissionais da área da saúde.

Veja quais são algumas das suas diversas vantagens:

Baixo custo

Segundo dados do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP), os medicamentos manipulados são 50% mais baratos do que os industrializados e apresentam as mesmas qualidades.

Eles não preveem desperdícios. Já os medicamentos industrializados têm custos altos devido à pesquisa e desenvolvimento de novos remédios.

Segurança

Toda matéria prima utilizada na farmácia de manipulação vem acompanhada de um laudo de análise do fabricante. Além disso, os estabelecimentos geralmente possuem o seu laboratório próprio de controle de qualidade, garantindo a segurança das fórmulas.

Medicamentos não disponíveis no mercado

Alguns tratamentos de doenças raras requerem medicamentos que não existem mais no mercado. Nesses casos, o médico pode recorrer à farmácia de manipulação, pois se a farmácia tiver a matéria-prima do medicamento, poderá manipular o remédio para o tratamento.

A dose certa para cada pessoa

 

Somente na farmácia de manipulação, sob prescrição, é possível preparar doses diferenciadas que atendam às necessidades de cada paciente.

Porém, mesmo que o medicamento seja eficaz, nunca se deve indicar para outra pessoa, pois ele foi formulado para atender as suas necessidades específicas. E não tome remédio por conta própria, a automedicação pode trazer consequências graves para a saúde.

 

O farmacêutico Dr Cristiano Oliveira da Vita Fórmula, nos deu algumas informações sobre este segmento que está crescendo e se destacando cada dia mais.

 

Central São Francisco de Comunicação

Qual é a diferença da farmácia comum para a farmácia de manipulação? ​

 

Cristiano Oliveira – Vita Fórmula

A farmácia comum é uma farmácia que vende produtos industrializados, a indústria fabrica em grande escala, passa pelo fornecedor e a farmácia comum que é a drogaria que a gente chama, faz o repasse desses medicamentos. Já na farmácia de manipulação nós preparamos os medicamentos, manipulamos o produto conforme a prescrição do nutricionista, dentista ou médico. A manipulação tem suas vantagens pois aqui você consegue montar e fazer várias composições que as vezes na drogaria você teria que comprar vários medicamentos para fazer aquela combinação ​

 

 

CSFC

Quem procura esse tipo de farmácia? ​

CO-VF:

Eu estou há muitos anos na área de farmácia, o que eu observo é que houve uma aceitação muito grande pelas pessoas, os pacientes, às vezes tem um pouco de desconfiança, com os genéricos, com medicamentos similares, com medicamentos do governo, então a aceitação e a procura é muito maior. Hoje em dia muitos médicos gostam de passar manipulados justamente por conta dessa facilidade de combinações de substancias, de preço que é mais acessível, pela parte de conservantes ou a dosagem de medicamentos para cada tipo de pessoa, então, o público é bastante variado. ​

 

CSFC

E a oferta vai de remédios a cosméticos? ​

 

CO-VF:

Exatamente, a manipulação prepara praticamente tudo, então nós fazemos produtos alopáticos, fitoterápicos, cosméticos, florais, odontológicos, há uma vasta gama de produtos manipulados. Suplementos também, os nutricionistas passam muitos suplementos alimentares, vitaminas e minerais. ​

 

CFSC

Na sua opinião pode ser menos prejudicial a substância manipulada? ​

 

CO-VF:

Na parte de conservantes sim, mas se o médico passar um corticoide por exemplo, vai dar o mesmo efeito colateral do que os das drogarias, então vai depender do tipo da substancia, se a gente fala de um remédio mais natural como um anti-inflamatório no caso, aí sim, mas esses mais fortes a única coisa que muda são os conservantes. Por exemplo produtos aqui tem uma validade de 6 meses, na drogaria você acha com a validade de 2 anos​.

 

CFSC

A procura é maior por conta dos produtos personalizados? ​

 

CO-VF:

Também, sempre que fazemos visita médica ou da área de saúde, sempre levamos a ideia de poder montar suas formulas, montar suas combinações de acordo com o que a pessoa precisa, por que aí você consegue diminuir o valor, a facilitar o modo de uso, então a ideia é justamente essa você pode ajustar as doses e quantidades por que aí se torna um produto personalizado​.

 

 

CSFC

Qual é o profissional responsável?​

 

CO-VF:

Aqui nós estamos em 3 farmacêuticos, o  Anderson Andrade dos Santos, a Michele Schiavine Luz e eu  Cristiano Alves de Oliveira, que sou farmacêutico bioquímico com especialidade na farmácia clínica.​

 

 

CFSC

Como é feito o acompanhamento para indicar o melhor remédio?​

 

CO-VF:

Normalmente, na maioria dos casos vem através de prescrições e quando elas chegam aqui, nós fazemos aquela ordem e a pessoa vai usar conforme o profissional dela indicou, mas quando passa por mim por exemplo, eu faço um filtro do que pode ou do que não pode, isso com em relação a vitaminas, protetor solar, sabonete entre outros, que são os cosméticos que nós como farmacêuticos podemos liberar sem receita médica, a exemplo do nutricionista que também tem o seu limite, então esse acompanhamento depende muito da substância. ​

 

 

CSFC

Onde os produtos são feitos ?​

 

CO-VF:

Toda farmácia de manipulação tem um laboratório que faz as preparações das formulas prescritas, existem as farmácias de sólidos, líquidos, antibióticos, hormônios, tudo é preparado no laboratório cada um no seu lugar.

 

 

CSFC

Qualquer pessoa pode procurar a farmácia de manipulação?​

 

CO-VF:

Todos podem, desde o neném até os mais idosos, nós vamos preparar de acordo com a prescrição. ​

 

CSFC

Como surgiu a ideia de trazer a farmácia para Barreiras?​

 

CO-VF:

A manipulação já está expandida no Brasil inteiro, e quando eu entrei para esta área, foi algo bem legal, e eu nunca mais quero sair da manipulação para nada, justamente por conta disso tudo que eu te falei, pela facilidade de montar as fórmulas e substancias, e a manipulação. E já estava em crescimentos, então expandimos e fomos verificando onde havia a real necessidade de ter uma farmácia de manipulação​.

 

Além disso, verifique

13 Hábitos aparentemente saudáveis que podem colocar em risco a saúde

Escovar os dentes depois de cada refeição   Segundo a Clínica Mayo, dos EUA, se você consumiu algo ácido, ...