quinta-feira , 18 abril 2019
Home / CentralSFC / Central São Francisco / Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB)

Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB)

O Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) faz parte da rede de Sindicatos Rurais e representa a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb). Sem fins lucrativos tem a representatividade institucional dos agricultores da sua área de extensão na região oeste baiana, contemplando 11 municípios.

Assim como os demais sindicatos da rede, o SPRB é a parte operacional do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), responsável pela realização de ações para o desenvolvimento econômico, ambiental, educacional e social, com intuito de contribuir efetivamente em benefício da agropecuária.

Além da representação dos agropecuaristas da sua sede em Barreiras, o SPRB representa a extensão de basecomo Cotegipe, Mansidão, Buritirama, Catolândia, Tabocas do Brejo Velho, Muquém do São Francisco, Ibotirama, Brejolândia, Serra Dourada, Cocos e Sítio do Mato. Municípios onde são desenvolvidos o Pro – Senar Leite, os cursos de Formação Profissional Rural (FPR), o Programa ABC Cerrado, entre outros. Em 2018 foram realizados 86 cursos de FPR resultando em mais de 1.255 profissionais nas áreas de fruticultura, mecanização agrícola, pecuárias de corte e leite e, atividades de apoio agrossilvipastoril. No ABC Cerrado mais de 340 produtores já foram atendidos na região oeste da Bahia.

Destaque para o incentivo ao primeiro emprego com mais de 500 jovens de18 a 24 anosjá contratados em parceria com os produtores regionais pelo Programa Jovem Aprendiz Rural no período destes seis anos e para a primeira turma do Técnico em Agronegócio com 60 cursistas na Fazenda Modelo Paulo Mizote.

Entre as ações sociais destacamos o Programa Despertar que acontece em parceria com os municípios nas escolas rurais de Barreiras, Cotegipe e Bom Jesus da Lapa. O Ecoagro, que é uma parceria com a Agrosul John Deere e a sociedade, para comprovar a importância da sustentabilidade do campo e das cidades, por meio da preservação de escolas, praças e instituições com latões adaptados para armazenar lixo e, o Pop Amigo (@popamigo), uma ação que consiste em incentivar a cultura da honestidade e do comprometimento de forma livre e a possibilidade de reflexão entre os participantes das localidades escolhidas para receberem o projeto.

“Ter uma sede do Sindicato Rural em Barreiras significa valorizar o agronegócio da nossa região, contribuindo com os nossos parceiros – desde o pequeno ao grande produtor, com apoio a sua representatividade, capacitação de mão de obra, assistência técnica, incentivo a educação e ao social, o que proporciona o desenvolvimento da economia regional e potencializa sua produção e criação e, estimula a verticalização do setor da produção à agroindústria”, pontuou o presidente do SPRB, Moisés Schmidt.    

Ascom/SPRB

Além disso, verifique

25 milhões na economia do município

     O Barreiras Folia 2019 se despede com um saldo altamente positivo para a ...