sábado , 28 março 2020
Home / CentralSFC / Central São Francisco / Semana da Água de Barreiras

Semana da Água de Barreiras

Com o tema “Água e Saneamento, esta agenda é de todos”, a Secretaria de Meio Ambiente de Barreiras e parceiros dá início na segunda-feira (16) à Semana da Água, que tem o Dia Mundial celebrado no domingo (22). A estratégia será de orientar moradores residentes nos bairros Jardim Ouro Branco e Sandra Regina – situados próximos ao canal de drenagem instalado na Rua Custódio Moreno – sobre as ligações de esgotos inadequadas na rede de drenagem e lançamentos de esgotos e resíduos sólidos em vias públicas.

Como forma de conscientizar a população, um cronograma de visitas domiciliares entre os técnicos da Secretaria e da Embasa está agendado para ser executado até o final da mobilização, segunda-feira (23). Além disso, serão ministradas palestras no Colégio Estadual Herculano Farias, Escola Municipal Iazinha Pamplona, Escola São José, Escola Municipal Alcyvando Liguory Luz, Escola Jardim Imperial e Escola Pequeno Príncipe, instituições de ensino pública e privada, localizadas na área de abrangência.

“Elegemos este tema porque o saneamento depende de alguns fatores para viabilizar o equilíbrio entre o homem e a natureza, mas também é responsabilidade dos usuários o pleno funcionamento do sistema. Querermos justamente orientar sobre a importância dos moradores evitarem o lançamento de esgotos em redes de drenagem e destinação inadequada de resíduos sólidos”, explica o secretário de Meio Ambiente, Demósthenes Junior.

O coordenador de educação e sustentabilidade da Secretaria, Ronaldo Ursulino complementa dizendo que estas práticas indevidas acabam contaminando águas superficiais ou até mesmo águas subterrâneas, e refletirão na qualidade da água que será captada para o tratamento, e com isso, dificultando todo o processo em uma reação em cadeia. “A destinação dos resíduos sólidos é um grande desafio principalmente no que se refere à prevenção de problemas socioambientais e de saúde pública. Em Barreiras, cerca de 70 toneladas de resíduos são descartados todos os dias”, revela.

A Semana da Água é uma realização da Prefeitura de Barreira por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo em parceria com a Embasa, Aiba, Abapa, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande e Unifasb.

Dircom/PMB 

Além disso, verifique

Parceria entre instituições prevê a reconstrução da ponte sobre o rio de Pedras

Uma comissão de representantes da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), conduzida pelo ...