sexta-feira , 23 agosto 2019
Home / CentralSFC / Central São Francisco / Sebrae realiza capacitação para estimular novos empreendimentos

Sebrae realiza capacitação para estimular novos empreendimentos

  Todo negócio precisa de organização, planejamento e foco nos objetivos. Pensando nisso, o Sebrae, em parceria com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), realiza em Barreiras, até quinta-feira, 6, uma capacitação gratuita para novas empresas que estão surgindo na cidade.

Trata-se do Bootcamp, uma imersão de três dias de estudo e estruturação das empresas caracterizadas como startups. Em Barreiras, 20 pessoas participam do curso que ofereceu atividades intensivas usando da lógica do ‘aprender fazendo’.

Para o professor Erick Rojas, que coordena as atividades, essa é a oportunidade de organizar o negócio para seguir em frente no mercado sem muitas dificuldades. “A gente entende que treinamentos como esse são muito importantes para o desenvolvimento da capacitação do tipo de empreendedor local. Os participantes chegam com a ideia, aprendem a metodologia e depois repassam isso para outros empreendedores que eles conhecem”, salienta Rojas.

Deaglê Anderson de Souza trabalha com sistemas de automação comercial e está se preparando para lançar no mercado um aplicativo de serviços. Ele observou no Bootcamp a oportunidade de ajustar os últimos detalhes do seu produto. “Eu aprendi novas metodologias de trabalho e com isso já posso planejar a expansão da minha startup no mercado. Quem sabe no futuro próximo eu e meu sócio possamos oferecer novos produtos para a comunidade”, afirma Deaglê.

E o Bootcamp não foi importante apenas para quem tem uma ideia de negócio ou empresa. Representantes de instituições públicas também participaram do curso para aprender a solucionar problemas dentro da organização.

O tenente Lucas Souza trabalha no setor administrativo do 4º Batalhão de Engenharia e Construção de Barreiras (EBC) e já pensa na sua rotina de trabalho depois que colocar em prática o que aprendeu no curso. “Nós do 4º BEC achamos importante participar dessa capacitação para adquirir novos conhecimentos. O curso é bastante dinâmico, estimula o exercício de soluções criativas e com certeza vamos colocar em prática para facilitar o trabalho”, afirma o tenente.

Startups – Startups são empresas que estão em fase inicial, com propostas inovadoras e grande potencial de crescimento. Geralmente, esse modelo de negócio usa a tecnologia como base para suas operações e expansão. Uma startup precisa ter uma proposta que ainda não foi testada no mercado — e que, por isso, não sabemos se vai dar certo. Por outro lado, uma empresa inovadora que já consolidou seu modelo de negócios não pode mais ser chamada de startup.

Com o crescimento acelerado das startups na região Oeste, o Sebrae serve como apoio para que essas empresas se desenvolvam. Além de cursos, também são oferecidas consultorias com todas as orientações para sustentação do negócio. “O Sebrae faz esse trabalho de base com essas empresas que estão começando. Oferecemos conhecimento, metodologia e soluções que podem mudar a cara da empresa e melhorar ainda mais os serviços”, declara o gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, que atende todo o Oeste da Bahia.

Agência Sebrae de Notícias Bahia

Além disso, verifique

Uma Fórmula perfeita

Uma Fórmula perfeita ​A farmácia de manipulação é um estabelecimento de saúde onde fórmulas são manipuladas ...