terça-feira , 4 agosto 2020
Home / CentralSFC / Central São Francisco / SAÚDE EM PAUTA

SAÚDE EM PAUTA

   Fortalecer as principais políticas públicas de saúde dos municípios foi a pauta da reunião da Comissão de Intergestores Regional- CIR, que aconteceu na amanhã de quinta-feira, 05, de março no Centro Cultural em São Desidério. A reunião contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Zé Barbosa, vereadores, gestores e profissionais da saúde dos municípios da região.

A Comissão Intergestores Regional (CIR) é um colegiado no qual participam as Secretarias Municipais de Saúde da região oeste, cujo objetivo é promover a gestão colaborativa no setor, discutir e pactuar de forma consensual as regras da gestão compartilhada do SUS.

Os membros destas Comissões reúnem periodicamente para deliberar as ações propostas em pauta. Eles atuam no âmbito estadual, com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB); no âmbito nacional, com a Comissão Intergestores Tripartite (CIT); e no âmbito regional, com a Comissão Intergestores Regional- CIR.

Na abertura da reunião o Secretário de Saúde Zé Barbosa afirmou que o êxito das ações e serviços de saúde depende do empenho de todos e que é necessário manter em patamar de excelência os resultados das atividades em saúde. “Já diz o ditado, a união faz a força, então o nosso compromisso é manter em equilíbrio a efetividade do trabalho de qualidade e transparência, por isso a importância da existência dessa ferramenta de integração entre todos os gestores públicos, para a discussão dos desafios da saúde e elaboração de intervenções que tragam melhorias na operacionalização de ações e serviços no âmbito regional”, ressaltou.

A coordenadora da Comissão de Intergestores Regional- CIR, Suzete Cristine Dias, destacou a importância da reunião e elogiou o município de São Desidério como referencia em saúde. “Venho realizando trabalhos em vários municípios e vejo São Desidério como destaque nas atividades de saúde. A CIR tem objetivo de constituir um canal permanente e contínuo de negociação e decisão entre os gestores municipais e o estado para constituição de rede regionalizada, pactuando de forma consensual”, explicou.

Para apoiadora do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia- COSEMS, Verônica Moura, a reunião foi realizada com sucesso e na oportunidade “Foi apresentado o modelo de financiamento de atenção primária, instituído pela portaria nº 2.979 de 12 dezembro de 2019 e também foi discutido e apresentado o novo modelo de financiamento do SUS”, disse.

Ascom/ SD

Além disso, verifique

Bahia Farm Show 2020

A feira já tem 90% da área ocupada por antigos e novos expositores   Faltando ...