terça-feira , 22 outubro 2019
Home / CentralSFC / Central São Francisco / Programa ALI estimula inovação em empreendedores de Barreiras

Programa ALI estimula inovação em empreendedores de Barreiras

Foram realizadas quatro oficinas de gestão empresarial, capacitando mais de 80 empresas

Hoje às 10:00 – Por: Bruna PiresBarreiras – Dois dias marcados pela apresentação de dicas inovadoras sobre administração mercadológica e financeira. Este foi o “Business Networking”, evento que integra o Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), oferecido pelo Sebrae. Entre os dias 18 e 19 de maio foram realizadas quatro oficinas, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas, em Barreiras.

As oficinas nortearam os empreendedores na gestão de vendas, controle financeiro e qualidade de atendimento. Mais de 80 empresas foram capacitadas e cerca de 300 pessoas, entre empresários e funcionários, participaram da programação. “Neste ano estamos com 105 empresas no programa ALI. São dois anos de acompanhamento para que possamos mensurar os avanços em inovação dos empreendimentos atendidos”, explica o gerente do Sebrae Barreiras, Emerson Cardoso. “Portanto, o evento foi importante para dirimir dúvidas e subsidiar os participantes com dicas práticas de gestão”, completa.

A programação deu aos participantes oportunidade para aprender novos procedimentos e otimizar o trabalho. Amanda Custódio, 21 anos, trabalha numa empresa do setor automotivo. As referências que ela viu na oficina de gestão financeira foram importantes para a rotina dela. “Trabalho no financeiro e aprendi tabelas que coincidentemente estão sendo implantadas na empresa. A oficina me ajudou a assimilar o conteúdo”, afirma Amanda.

Programa ALI

O Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) tem o objetivo de promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, por meio de orientação gratuita e personalizada. A iniciativa é um acordo de cooperação técnica entre o Sebrae e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Esta orientação é realizada por agentes e bolsistas do CNPq, selecionados e capacitados pelo Sebrae, para acompanhar um conjunto de empresas. O programa tem abrangência nacional e está consolidado como estratégia de competitividade e diferencial competitivo para as empresas de pequeno porte.

Em Barreiras, duas agentes do programa fazem o acompanhamento das empresas de diversos segmentos. No município, a iniciativa vai entrar no terceiro ciclo.

O empreendedor Antônio Domingos, de 52 anos, tem uma tapiocaria e é acompanhado pelo Programa ALI há cerca de um ano. “Depois que iniciei minha participação no programa ALI mudei minha visão sobre minha empresa. Eu hoje tenho atitudes muito diferentes. Acredito que a organização e os procedimentos de rotina foram as maiores mudanças desde que comecei. Isso tem me trazido resultados positivos”, revela.

Mais informações sobre o Programa ALI podem ser obtidas no Sebrae Barreiras, a sede fica localizada na Avenida Benedita Silveira,132, Edifício Portinari, Centro.

Agência Sebrae de Notícias Bahia

Além disso, verifique

25 milhões de reais em negócios no Festival Primavera de Negócios 2019

Segundo dados da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços, o valor de negócios refere-se ...