quinta-feira , 16 agosto 2018
Home / CentralSFC / Alameda das Grifes / Por que falamos tanto em alimentos orgânicos e antioxidantes?

  • Banner

Por que falamos tanto em alimentos orgânicos e antioxidantes?

Se você já entrou em uma loja Mundo Verde deve ter percebido que muitos de nossos produtos, entre outros benefícios, têm função antioxidante e/ou são orgânicos. Mas por que isso tem tanta importância? Nós explicaremos a seguir.

Antioxidantes

O grande interesse no estudo dos antioxidantes é devido, principalmente, ao efeito dos radicais livres no organismo. Os radicais livres são produzidos naturalmente em nosso organismo durante processos como respiração e produção de energia. Em excesso, eles podem ser originados não só por processos internos, mas também por fatores externos, como poluição, hábito de fumar, ingestão de bebidas alcoólicas ou, ainda, por uma nutrição inadequada, contribuindo para o envelhecimento precoce e a instalação de doenças degenerativas, como aterosclerose e artrite reumática, câncer, entre outras. O excesso de radicais livres no organismo é combatido por antioxidantes, que podem ser obtidos por meio da alimentação.

Entre os alimentos fontes de antioxidantes podemos destacar:

– chá-verde;

– chá-branco

– cacau;

– cúrcuma;

– linhaça;

– sementes oleaginosas;

– óleo de coco;

– suco de uva integral;

– vinho tinto

– azeite de oliva extravirgem;

– suco de romã;

– cranberry;

– mirtilo;

– açaí;

– goji berry

– spirulina

Orgânicos

Para ser considerado orgânico, o produto tem que ser produzido em um ambiente agroecológico, que contempla o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais. Estes alimentos têm como característica a ausência de fertilizantes sintéticos, agrotóxicos e transgênicos.

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, totalizando, em média, 5,2 kg de agrotóxicos por pessoa ao ano. Dos 50 produtos mais utilizados na agricultura brasileira, 22 são proibidos na Europa.

Veja na tabela baixo os efeitos e sintomas agudos e crônicos do uso de agrotóxicos:

O certificado de orgânico é dado pelo SISORG – Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica e indica que o produto está dentro das normas, então, SEMPRE procure pelo selo abaixo. Caso você esteja comprando em uma feira ecológica e o produto não contenha embalagem, você pode solicitar a Declaração de Cadastro de Produtor. Alguns produtores já deixam esta declaração exposta na banca.

O objetivo é buscar a conservação do meio ambiente mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos. Alimentos orgânicos apresentam elevado valor nutricional, pois possuem maior teor de vitaminas e minerais quando comparados aos alimentos de cultivo tradicional. Como não são utilizados agrotóxicos e fertilizantes, seu cultivo não agride o meio ambiente. São produtos que contribuem para a preservação do planeta.

Alimentar-se não é um ato que impacta somente nosso corpo, mas também em todo o modo de viver ao nosso redor. Alimente-se com consciência. Dê sempre preferência a alimentos orgânicos e ricos em compostos antioxidantes.

 alimentos-organicos

FONTE: Jaqueline Fagundes – Nutricionista

  • Banner

Além disso, verifique

Potencialize seu treino – Conheça os Termogênicos

Com a busca do peso ideal ou da estética desejada, a prática de atividade física ...