sexta-feira , 19 julho 2019
Home / CentralSFC / Central São Francisco / Pesquisadores dos EUA realizam missão técnica na Bahia

Pesquisadores dos EUA realizam missão técnica na Bahia

Professores e especialistas em ecologia de ecossistemas aquáticos da Universidade de Auburn, no Alabama, Estados Unidos, estarão na Bahia entre os dias 5 e 8 de abril para uma missão técnica nos territórios do Sertão do São Francisco e Itaparica. Acompanhados de técnicos da Bahia Pesca e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), os docentes farão uma análise das atividades de pesca e aquicultura nas duas regiões. O intercâmbio é mediado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em auxílio à parceria entre a Codevasf e a Universidade de Auburn. A Bahia Pesca, instituição vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), dará suporte técnico aos especialistas referente ao cenário produtivo da região.
“As ações do homem sobre o meio ambiente no leito do Rio São Francisco vêm comprometendo a atividade de pesca. O objetivo desta parceria é avaliar o esforço pesqueiro na região, o status atual e a capacidade de suporte do rio, para daí pensar estratégias de revitalização”, explica o gerente de assistência técnica da Bahia Pesca, Eduardo Rodrigues, um dos integrantes da comitiva que irá receber os professores norte-americanos, junto com o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.
No território do Sertão do São Francisco, dias 5 e 6 deste mês, a agenda de visitas dos pesquisadores contempla ida aos terminais pesqueiros da Bahia Pesca em Sobradinho e Remanso, aos projetos produtivos de piscicultura em tanques rede no reservatório de Sobradinho e visitação à colônia Z-42 no município de Casa Nova. Já no território de Itaparica, nos próximos dias 7 e 8, serão realizadas visitas às unidades de produção de alevinos, de beneficiamento de pescados e à fábrica de ração para animais aquáticos.
“A iniciativa de promover esta parceria é de suma importância para os pescadores e aquicultores da Bahia, uma vez que as análises realizadas pelos professores norte-americanos possuem alcance significativo para trazer melhorias no desenvolvimento das nossas atividades. O intuito é revitalizar o Rio São Francisco para assim potencializar a cadeia produtiva da pesca no Estado”, pontua o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.
Território de Itaparica
ASCOM BAHIA PESCA

Além disso, verifique

Algodão baiano na estratosfera

Os estudantes da escola Maria Edith Rhoden no distrito de Roda Velha, em São Desidério, ...