segunda-feira , 16 setembro 2019
Home / CentralSFC / Central São Francisco / O PACTO PELO BRASIL

O PACTO PELO BRASIL

Pacto pelo Brasil é uma proposição lançada durante as atividades do 6º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais, realizado entre os dias 26 e 28 de março de 2015, em Brasília (DF). A iniciativa visa, com ações integradas e coordenadas de todos os segmentos da sociedade, a construção de uma agenda positiva nacional que direcione ações para erradicação da corrupção no país.

No lançamento, um painel disponibilizado no saguão de entrada do 6º ENOS convidou os cidadãos e representantes de entidades a registrarem suas contribuições, e a sensibilização feita pelo personagem Brás – o brasileiro –, idealizado e interpretado pelo presidente do Observatório Social do Brasil (OSB), Ney Ribas, fez com que o público fosse instigado a refletir sobre seu comportamento e contribuição para uma sociedade justa e solidária. “O resultado depende da nossa atitude, inclusive do que não fizermos”, expôs Brás durante a sua fala.

A proposta é que cada cidadão e cada organização possa, de alguma forma, registrar qual ação realizará para contribuir para um Brasil melhor, começando pela rua, bairro, cidade onde mora, local em que estuda, empresa onde trabalha.

“A ideia, desde então, é que os cidadãos e as organizações públicas ou privadas desenvolvam ações de cidadania com o objetivo de se transformar em um exemplo de área livre de corrupção”, afirma Ney Ribas.

O OSB deu o primeiro exemplo no Pacto pelo Brasil, mostrando qual a sua contribuição, enquanto organização, para um país melhor: a criação da Escola da Cidadania. A iniciativa criou um canal de capacitação à distância, com educação continuada, para observatórios sociais, órgãos públicos, conselhos e entidades de fiscalização e controle, empresas, potenciais licitantes, professores e acadêmicos. Saiba mais em escola.osbrasil.org.br

Em dois anos de Pacto pelo Brasil, grandes ações de cidadania foram realizadas pelo OSB. A principal delas foi a realização do 1º Congresso Pacto pelo Brasil – Calamidades X Eficiência da Gestão Pública, em maio de 2017, em Curitiba.

Outras ações decorrentes do Pacto pelo Brasil também já foram desenvolvidas, como a realização, em agosto de 2017, do I Seminário Digital – Transparência nas Compras Públicas, promovido pela RCC Licitações, parceira do OSB. No encontro virtual, especialistas reuniram-se para discutir importantes temas de interesse da sociedade, em especial os pequenos empreendedores, que muitas vezes não sabem que podem vender para o governo e aumentar a transparência das licitações públicas.

Este ano o ciclista francês e presidente da Halcyon Tours – uma empresa de turismo em Brasília – Stéphane Gallet, deu o exemplo de ação contribuindo para o Pacto Pelo Brasil. Em parceria com o OSB, Gallet, deu início a uma verdadeira “aventura cívica”: o Pedal Pacto Pelo Brasil. Ele partiu de Brasília – DF para percorrer, de bicicleta, em 25 dias, mais de 1.700 km até o Rio de Janeiro – RJ, promovendo a sensibilização de cidadãos de 25 cidades que integraram o roteiro do aventureiro, com uma mensagem de esperança e coragem a todos os brasileiros. O objetivo foi que mais cidadãos se juntem à causa dos Observatórios Sociais e se mobilizem na criação de novas organizações por essas regiões.

“Nunca foi tão óbvio que a causa dos Observatórios é, realmente, um projeto de imensa importância para o futuro do Brasil e o futuro de cada Brasileiro. Eu acredito que apoiando a transparência, lutando contra a má gestão do dinheiro e a corrupção, liberamos quantidades enormes de dinheiro para apoiar outras causas (saúde, segurança, educação…). Primeiro, devemos focar em criar um sistema político-social que funciona, logo depois podemos focar em outras causas”, explicou Stéphane.

Roni Enara, diretora-executiva do OSB, ressaltou que a iniciativa Pedal Pacto Pelo Brasil foi algo inédito no país e considerou que o exemplo pode encorajar os brasileiros a fazer algo semelhante: “A ideia de um estrangeiro, que também ama o Brasil, lutar por nossas causas, pode contagiar as pessoas. É uma atitude tão linda e corajosa! Então vejo que o brasileiro também pode fazer algo, não do mesmo modo; mas na sua casa, no seu bairro, no seu trabalho, no Observatório mais próximo ou até mesmo ajudando a criar um novo, não importa, desde que seja com o mesmo propósito”.

Observatório Social do Brasil

Além disso, verifique

Uma Fórmula perfeita

Uma Fórmula perfeita ​A farmácia de manipulação é um estabelecimento de saúde onde fórmulas são manipuladas ...