terça-feira , 22 outubro 2019
Home / CentralSFC / Central São Francisco / Mentes Coloridas

Mentes Coloridas

Para comemorar o Dia Mundial da Saúde Mental, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Projeto Saúde Humanizada, realizou na ultima quinta-feira (10) a II Exposição “Mentes Coloridas”, na Praça Castro Alves, em Barreiras. Vinte e oito quadros foram expostos com intuito de chamar a atenção de toda a sociedade através da mostra cultural dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial de Barreiras – CAPS II.
As pinturas criadas com tinta guache tiveram o acompanhamento do artista plástico Rondinelli Oliveira, que também usou material reciclável e bambu nas produções artísticas dos usuários. De acordo com a coordenadora do Centro, Iana Neves, as técnicas de pintura fazem parte da oficina trabalhada diariamente na unidade.
“Mais uma vez estamos mostrando à sociedade os resultados das terapias que proporcionamos na sede do CAPS através dessa exposição, comemorando o dia mundial da saúde mental. Temos mais de 180 usuários participando ativamente de diversas atividades terapêuticas que são ofertadas diariamente, através da pintura eles conseguem expressar seus sentimentos e às vezes despertam um novo talento”, pontuou.
A realização da II Exposição “Mentes Coloridas” teve como um dos principais objetivos combater o preconceito e o estigma com relação à saúde psicológica. Atualmente, o CAPS II funciona no bairro Morada Nobre de segunda à sexta-feira, conta com uma equipe multiprofissional composta de educador físico, assistente social, enfermeiros, farmacêutico, médicos, psicóloga, terapeuta ocupacional e professor de música.
Interagindo com os usuários e seus familiares, o secretário de saúde, Anderson Vian, enfatizou a importância da ação e as atividades socioeducativas que são desenvolvidas diariamente, colaborando com integração dos usuários na sociedade. “Esse é um dia importante tanto para os usuários do Centro de Atenção Psicossocial quanto para os profissionais que os atendem de forma humanizada. Hoje, o alerta é para todos, a união reforça a caridade e essa exposição demonstra diversos sentimentos, por isso a sociedade também pode contemplar essas iniciativas. Ampliando o atendimento ofertado, a Prefeitura de Barreiras entregou em 2018 a primeira ala de saúde mental no Hospital Municipal Eurico Dutra que atende exclusivamente pacientes com problemas mentais em internações de curta duração”, destacou Anderson Vian.

DIRCOM/Barreiras

 

 

Além disso, verifique

Saúde, obrigada!

Uma noite memorável! Ontem na Câmara de Veradores de Barreiras, pela primeira vez foi reunida ...