segunda-feira , 20 maio 2019
Home / CentralSFC / Central São Francisco / FASB promove atendimento aos idosos durante Semana de Combate à Hipertensão Arterial

FASB promove atendimento aos idosos durante Semana de Combate à Hipertensão Arterial

Os acadêmicos do 9º período de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) encerraram na última sexta-feira (29) as atividades em alusão à Semana Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. Durante dois dias eles aferiram a pressão arterial e alertaram os idosos do projeto Idade Viva, em Barreiras, sobre a prevenção e cuidados relacionados à Hipertensão e a Diabetes. As principais orientações foram para os cuidados com a alimentação, principalmente ao uso de sol e condimentos, e da prática diária de atividade física a exemplo de caminhada e alongamento.

Integrante desde o início do projeto Idade Viva, Luzia Moreira Xavier, 77, gostou bastante das informações. “Foi tudo muito útil. Eu já me cuido bastante, pois tenho pressão alta e diabetes. Cuido da alimentação e não tomo refrigerante”, aponta. Já Eloi Ferreira da Rosa, 71, acredita que a palestra reforçou para os cuidados que se deve ter com a doença. “Estive um dia na festa e só foi comer dois salgados e uma fritura e a minha pressão já subiu. O cuidado tem que ser sempre e sem descanso”, disse.

A coordenadora do projeto Idade Viva, Lélia Rocha, agradeceu a parceria com o colegiado de Enfermagem da Fasb. “Essa parceria com os cursos da área de saúde só nos ajudam porque eles têm o conhecimento prático e teórico para atender a demanda dos nossos idosos. Sempre quando solicitamos eles estão aqui para nos atender”, explica. A acadêmica Tamilles Borges ressaltou a interação com os participantes do projeto Idade Viva. “É uma experiência gratificante esse contato. Cada atendimento e orientação são pessoas com casos clínicos, histórias e vidas diferentes que enrique a nossa formação acadêmica”, avalia.

A atividade da Semana Nacional de Combate à Hipertensão foi desenvolvida pelos acadêmicos: Ana Rosa David Lopes, Eli Batista, Gisele Souza, Luan Castro, Maycon Sousa e Tamilles Borges sob a orientação da professora Cleide Maria Fernandas e articulação da coordenadora do curso de Enfermagem da FASB, Ericka Samantha Dorfey.

ASCOM – FASB

Além disso, verifique

AUTISMO EM DESTAQUE

O autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e ...