sexta-feira , 24 maio 2019
Home / CentralSFC / Central São Francisco / ONG do Oeste da Bahia presente na pauta do 8° Fórum Mundial da Água

ONG do Oeste da Bahia presente na pauta do 8° Fórum Mundial da Água

Integração de Políticas Públicas na gestão Hídrica, este foi o tema que teve a participação da ONG Preservar é Vida, que ajudou na elaboração de alguns temas que serão apresentados no 8° Fórum Mundial da Água em março de 2018.

A programação fez parte do Encontro Preparatório para o 8º Fórum Mundial da Água, evento realizado no auditório do Palácio do Planalto em Brasília no último dia 22 de novembro.

Assuntos abordados, discutidos e construídos com a participação da Preservar é Vida:

  • Gestão de Recursos Hídricos numa perspectiva de sustentabilidade,
  • Como transversalizar   a sustentabilidade no sistema de outorga,
  • Como democratizar a tecnologia de integração das políticas hídricas e o compartilhamento com as comunidades e,
  • Segurança hídrica e suas relações com a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos

Também foi levado para proposta de apreciação e apresentação como de Estudo de Caso no 8° Fórum Mundial da Água O Projeto Expedição Rio Grande – Percorrer a calha do Rio em todos os municípios do seu percurso, bem como o levantar a atual situação da mata ciliar além da realização de palestras educativas para as comunidades ribeirinhas.

Expedição Rio Grande é um projeto da ONG Preservar é Vida que já vem sendo trabalhado há algum tempo, tem a simpatia e adesão de integrantes da sociedade civil organizada, entidades e instituições. Trata-se de um trabalho de revitalização do o Rio Grande que representa 30% da vasão do Rio São Francisco. Entendemos que sem a revitalização do Rio Grande não é possível revitalizar o Velho Chico.

Com uma extensão de 580 km o Rio Grande é o principal afluente da margem esquerda do Rio São Francisco, cujo nascedouro ocorre nas proximidades da Serra Geral de Goiás no município de São Desidério na Bahia e atravessa o estado em direção ao nordeste até encontrar o Rio São Francisco na cidade de Barra.

A degradação é uma realidade, e está cada vez mais presente, a Expedição Rio Grande vai entrar em ação para mudar este quadro.

Um vídeo sobre uma das ações da ONG Preservar é Vida está participando de um concurso para ser apresentado durante a realização do Fórum.

Clique aqui https://www.youtube.com/watch?v=vyYZDE0EFYA

O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema água e é organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne interessados no assunto e tem como missão “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra. Realizado a cada três anos, esta será a primeira vez que o Fórum Mundial da Água será no Hemisfério Sul. O tema do evento será ‘Compartilhando Água’ e contará com a participação de mais de 40 mil pessoas de todas as partes do mundo.

Além disso, verifique

1º Seminário Mulheres do Agro na 15ª edição da Bahia Farm Show

Cada vez mais antenadas e inseridas no mundo dos negócios, as mulheres do campo também ...