segunda-feira , 21 maio 2018
Home / CentralSFC / Codevasf distribui 50 mil alevinos para associações comunitárias do Médio São Francisco baiano

Codevasf distribui 50 mil alevinos para associações comunitárias do Médio São Francisco baiano

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) distribuiu 50 mil alevinos para associações comunitárias dos municípios de Serra do Ramalho e Igaporã, no Médio São Francisco baiano. Os alevinos foram produzidos pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique, unidade ligada à 2ª Superintendência Regional da Codevasf – sediada em Bom Jesus da Lapa (BA).
Foram beneficiadas as comunidades de Jenipapo e Batata, em Serra do Ramalho; e   Caminhão, Barragem da Torta, Lagoa Grande, Tamburil, Fazenda Duas Lagoas, Tamanduá, Gameleira e Santana, no município de Igaporã. Com a distribuição, realizada nas últimas semanas de 2017, a Codevasf alcança a marca de aproximadamente três milhões de alevinos entregues para associações comunitárias e prefeituras municipais desde 2014 na região.
Além desses 50 mil, outros 119 mil alevinos produzidos no Centro foram distribuídos no ano de 2017. A produção registrou aumento devido à reforma e à ampliação das instalações, iniciadas em 2016. As intervenções alcançaram estruturas como laboratórios, tanques, auditório, alojamentos, sistemas de abastecimento e drenagem e o prédio administrativo.
“Produzimos cerca de dois milhões de alevinos desde 2014. É importante mencionar que o Centro de Xique-Xique esteve em reforma nos anos de 2016 e 2017 e que a expectativa para o ano de 2018 é de uma produção de 700 mil, aumentando gradativamente até atingir produção anual de dois milhões em 2020. Outro ponto a se destacar é o aumento do número de espécies trabalhadas – antes da reforma era possível trabalhar com quatro espécies; agora a previsão é de oito espécies”, afirma Antônio do Nascimento, chefe do Centro de Xique-Xique.
Ao todo, desde 2014 a Codevasf distribuiu quase três milhões de alevinos no Médio São Francisco baiano. Parte deles foram entregues no âmbito de uma parceria existente entre a Companhia e a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), por meio da Bahia Pesca; o objetivo do trabalho conjunto é oferecer alternativa de trabalho e renda a comunidades rurais que convivem com a estiagem prolongada.
“Mais de duas mil famílias já foram beneficiadas na área da 2ª Superintendência Regional da Codevasf com a entrega de mais de um milhão de alevinos. Já atendemos a 15 dos 21 municípios visitados e cadastrados. A produção no Centro de Xique-Xique, depois da reforma, vem fortalecer esse trabalho tão importante que conta com a parceria da Bahia Pesca – o peixe produzido por ela é entregue pela Codevasf”, explica Harley Nascimento, Superintendente Regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa.

Além disso, verifique

Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Barreiras

No último dia 27 de abril, estudantes, professores e comunidade escolar dos municípios de Barreiras, Formosa ...