sábado , 23 junho 2018
Home / CentralSFC / Cacau do Oeste da Bahia em destaque

Cacau do Oeste da Bahia em destaque

O apresentador Zeca Camargo, do programa É de Casa, da Rede Globo, visitou o Oeste da Bahia para conhecer a história do chocolate produzido na região pela família Veloso. O cacau é plantado no sitio Jacarandá, Barreiras Norte, em uma área de quatro hectares desde 2002, pelo produtor Antônio Veloso. O fruto se tornou a base de renda de toda a família, que começou a produzir, com a matéria prima, licor de cacau, brigadeiro, amêndoas de cacau cristalizadas e chocolates, criando a marca “Cacau do Oeste”, empreendimento apoiado desde o início pelo Sebrae.
O chocolate produzido na propriedade é feito pela filha do cacauicultor, Ana Paula, que há quase dez anos vem se qualificando para uma melhor fabricação de chocolates e derivados, utilizando o cacau produzido pelo pai. Ana conta que o Sebrae foi muito importante na construção do empreendimento familiar e que, por meio da instituição, participou de várias capacitações, como o Empretec e consultorias de gestão financeira, além de missões comerciais e feiras.
A empresária destaca o Programa Sebraetec, que criou a marca e desenvolveu as embalagens dos produtos. “As mudanças foram necessárias para que o produto ficasse mais atrativo e apresentasse todas as informações da composição”, pontuou.
Para Emerson Cardoso, gerente regional do Sebrae em Barreiras, que atende todo Oeste da Bahia, a contribuição da instituição foi importante na capacitação dos produtores e na prospecção de mercados, mas o que faz a diferença é o comportamento empreendedor. “Acreditamos na iniciativa e apoiamos a formatação do negócio. Eles estão de parabéns pela persistência e determinação”, frisou.
O Oeste baiano é conhecido mundialmente como o celeiro de grãos, onde são produzidos soja, milho, algodão e café. Agora, com a divulgação nacional do cacau e chocolates produzidos na região, são abertas novas perspectivas e oportunidades para os empreendedores locais. A marca “Cacau do Oeste”, por exemplo, é uma homenagem à região e divulga mais uma vocação do cerrado da Bahia.
O programa “É de casa” que vai mostrar a história da família Veloso vai ao ar no próximo dia 31 de março, especial Páscoa. Sábado a partir das 9h na Rede Globo de televisão.
Ascom/Sebrae

Além disso, verifique

Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Barreiras

No último dia 27 de abril, estudantes, professores e comunidade escolar dos municípios de Barreiras, Formosa ...