segunda-feira , 26 agosto 2019
Home / CentralSFC / Central São Francisco / AGRICULTURA FAMILIAR NO OESTE BAIANO, COMO AUMENTAR A RENDA

AGRICULTURA FAMILIAR NO OESTE BAIANO, COMO AUMENTAR A RENDA

 

Durante todo o mês de julho o Sebrae está realizando um trabalho educativo, voltado para os produtores rurais da região Oeste. Trata-se do Seminário da Agricultura Familiar, cujo objetivo é orientar os agricultores sobre a importância do trabalho em grupo dentro das associações. Ao todo, 11 municípios vão receber a capacitação. Em Barreiras, o evento acontece no dia 30 de julho.

 

“Nosso trabalho durante os seminários é mostrar para os participantes que, se eles se juntarem para fazer um trabalho em grupo, dentro de uma associação, todos saem ganhando. É preciso disseminar conhecimento para que eles possam se adequar dentro de uma associação”, destaca o técnico do Sebrae em Barreiras, Sandalo Paim.

 

Durante o seminário também é possível aprender com as experiências vividas pelos agricultores que já desempenham trabalhos em associações. Esse é o caso de Renildo Matos, morador do assentamento Eixo de Missão, em Angical.

 

“Nós fazemos um trabalho com os derivados da mandioca. Produzimos bolos, tapioca, biscoitos e tudo é vendido aqui em Angical. Nossos produtos fazem parte da merenda escolar. Isso nos enche de orgulho”, afirma o agricultor.

 

E a rotina da comunidade melhorou bastante depois que a associação foi criada. Atualmente cerca de 27 famílias do assentamento trabalham duas vezes por semana para fazer os quitutes. “A vida de quem mora no Eixo de Missão melhorou muito. Cada família tira por mês uns 1.500 reais, já conseguimos comprar até uma moto, lá para casa”, destaca Renildo.

 

Atores do desenvolvimento

 

O seminário da Agricultura Familiar faz parte das ações do Programa Rede de Atores do Desenvolvimento. Até novembro, uma série de atividades serão realizadas nos municípios para o desenvolvimento da agricultura familiar.

Na região Oeste, 20 municípios fazem parte do programa. O objetivo em cada ação é fortalecer as atividades dos produtores locais para maior circulação de renda.

 

“Quando os produtores da agricultura familiar têm a oportunidade de se juntar para fazer um trabalho mais abrangente, todos da comunidade se beneficiam. É o que estamos vivenciando aqui em Angical com as associações. O acesso aos produtos da terra é maior e consequentemente o capital circula no próprio município. Não precisamos mais ir para outra cidade para buscar”, ressalta a gerente da Agricultura Familiar de Angical, Natalina Souza.

 

Agência Sebrae de Notícias Bahia

(71) 3320-4557 / 4558

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

www.ba.agenciasebrae.com.br

www.twitter.com/sebraebahia

www.facebook.com/sebraebahia

 

Além disso, verifique

Uma Fórmula perfeita

Uma Fórmula perfeita ​A farmácia de manipulação é um estabelecimento de saúde onde fórmulas são manipuladas ...