segunda-feira , 20 maio 2019
Home / CentralSFC / Central São Francisco / AUTISMO EM DESTAQUE

AUTISMO EM DESTAQUE

O autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo. Os sinais geralmente desenvolvem-se gradualmente, mas algumas crianças com autismo alcançam o marco do desenvolvimento em um ritmo normal e depois regridem.
Foi pensando na garantia de uma melhora na qualidade de vida e em cuidados especiais para crianças diagnosticadas com autismo que a Vereadora Dra Graça criou o Projeto de Lei N 034/2017.
Este projeto ”Dispõe sobre a instituição de um monitor/educador para acompanhamento individual ao educando autista do Sistema Municipal de Ensino de Barreiras-BA”. Objetiva-se com profissional indicado ou selecionado diminuir os déficits associados e a angustia da família e para aumentar a qualidade de vida e independência funcional do autista.
Não existe um único tratamento melhor e o tratamento é geralmente sob medida para as necessidades da criança.
As famílias e o sistema de ensino são os principais recursos para o tratamento.
Nesse sentido, o presente Projeto de Lei, busca sugerir ao gestor municipal junto a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, instituir um instrutor/educador que contribua com o tratamento da criança ou adolescente autista que faça parte do quadro discente do Sistema Municipal de Ensino.

Na primeira Tribuna Popular de 2019, no dia 03 de abril, em comemoração à Semana do Autismo, a Câmara de Vereadores discutiu o tema “Diagnóstico Precoce e Impacto no Desenvolvimento Infantil”. A Tribuna foi ocupada pela neuropediatra Fabiana Zschaber, que também é presidente da Associação dos Amigos dos Autistas de Barreiras e região (AMA).

Durante a palestra Fabiana Zschaber discorreu sobre a complexidade do autismo.

“Além de vereadora comprometida com os valores e necessidades da população, eu também sou médica, e como profissional da saúde, estou sempre preocupada com a saúde e bem estar de todos, e tudo que for possível fazer para melhorar a qualidade de vida da população, eu vou fazer. Principalmente para àqueles que inspiram cuidados e necessidades especiais”. Afirmou a vereadora Graça.

Ascom Cam

Além disso, verifique

Salvador mantem evento climático da ONU

  O prefeito ACM Neto informou no último dia 14 que a capital baiana tem ...