quinta-feira , 16 agosto 2018
Home / CentralSFC / Central São Francisco / Água da Chuva extravasa a rede de esgoto

Água da Chuva extravasa a rede de esgoto

Com o intuito de sensibilizar os moradores para não escoarem água de chuva pela rede de esgoto, a área social da Embasa promoveu, na semana, mais uma ação socioeducativa em Barreiras, no oeste da Bahia, juntamente com os técnicos da área ambiental do município. Desta vez, a mobilização aconteceu no bairro Loteamento São Paulo, onde o volume de chuvas dentro da rede provocou o rompimento de um trecho, além do extravasamento da água da chuva misturada com o esgoto pelos poços de visitas [estrutura de inspeção da rede coletora, sinalizada com uma tampa em toda a cidade.

A parceria com o órgão ambiental, segundo a assistente social da Embasa, Geisa Mendes, é fundamental para garantir que os imóveis não canalizem a água da chuva para dentro do sistema de esgoto. “A quantidade de água de chuva foi tão grande que estava retornando para as casas dos imóveis ligados ao sistema de esgoto. Por ser o órgão que pode fiscalizar e multar, a presença dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente é essencial para demonstrar a população que o mau uso do sistema de esgoto é considerado um crime ambiental, mobilizando a população para que deixe de jogar lixo ou água diretamente na rede de esgoto”, afirma.

Para o técnico responsável pela área de educação ambiental da Secretária de Meio Ambiente e Turismo de Barreiras (Sematur), Ronaldo Ursulino, existe uma demanda grande da população de Barreiras para que o sistema de esgotamento sanitário funcione bem em nosso município, sendo importante o apoio da população. “A ideia é mobilizar, por meio de orientação, quem ainda continua jogando esgoto na rua ou escoando água de chuva ou lixo pela rede. O objetivo é mostrar os efeitos nocivos deste tipo de atitude, que pode levar à obstrução da rede, com retorno do esgoto misturado com as chuvas para as casas ou para a rua”, afirma.

Na oportunidade, foram distribuídos material explicativo para a população sobre a importância de direcionar os esgotos domésticos para a rede coletora, em vez de lançá-los na rua, nos córregos ou na rede de drenagem de água de chuva, causando poluição dos recursos hídricos e desconforto para quem passa pela rua. A sede municipal de Barreiras conta atualmente com 33.436 ligações e superou a cobertura de 60% da sede municipal atendida com o sistema de esgoto. Para denúncias ou informações sobre a rede de esgotamento sanitário, a população pode entrar em contato pelo 0800 0555 195 ou diretamente na loja de atendimento da empresa.

Assessoria de Comunicação da Embasa

Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Além disso, verifique

Aprovada a nova metodologia de cobrança do uso da água na bacia do São Francisco

A nova metodologia para cobrança pelo uso da água na bacia do rio São Francisco ...