segunda-feira , 20 maio 2019

The gallery group TopHoranocampo is no data available , Please add images or videos to TopHoranocampo

Home / CentralSFC / Hora no Campo / Agência MATOBIPA

Agência MATOBIPA

Várias Ações que vêm sendo realizadas e promovidas pelo Ministério da Agricultura para a implantação da Agência MATOPIBA, que compreende as divisas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Essa agencia irá possibilitar o fomento da economia da região. Os pontos principais de ação para o setor são: De logística e de pesquisa, tecnologia e inovação.
É prioridade do Ministério da Agricultura elevar a classe de renda dos produtores agrícolas da região do MATOBIBA.
No Seminário Planejamento, Inovação, Ciência e Tecnologia para o Matopiba realizado no último sábado em Palmas no Tocantins a Ministra da agricultura Katia Abreu, fez o anuncio da implantação da Agência MATOPIBA com a sede em Brasília, o objetivo segundo ela é levar oportunidade de qualificação profissional e assistência técnica, bem como promover a melhoria na qualidade de vida e renda aos produtores daquela região. De acordo com a ministra, é preciso dar oportunidade para que os produtores da região consigam se desenvolver. No Matopiba, há 200 mil produtores rurais na classe E, considerados muito pobres, enquanto, na classe A, são apenas 1.050.
O seminário aconteceu no auditório do Cuica da Universidade Federal do Tocantins (UFT) na capital Palmas. Devido à realização do Seminário de melhoramento Genético na Pecuária do Oeste Baiano o Presidente da Comissão do MATOPIBA na Bahia e também presidente do Sindicato Rural de Barreiras, Moisés Schmitd não pode comparecer, ele foi representado pelo Assessor Regional do SENAR Marcos Bastos.
Mesmo a distância o Presidente Moisés salientou o trabalho de divulgação que vem sendo feito para o desenvolvimento daquela região. As viagens internacionais da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Kátia Abreu, refletem isso.  Recentemente Kátia Abreu afirmou que o Matopiba terá um projeto específico de desenvolvimento e destacou que o Plano de Investimento em Logística (PIL) prevê R$ 198,4 bilhões em concessões de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, melhorando a logística de escoamento da produção de alimentos.
Segundo dados do Ministério da Agricultura o Matopiba se consolida como uma região estratégica para atender aos mercados interno e externo. A região abrange 337 municípios, com mais de 324 mil estabelecimentos agrícolas, e é formada por partes dos estados do Maranhão (33%), Tocantins (38%), Piauí (11%) e da Bahia (18%). O território foi responsável por 10% da produção das 209,5 milhões de toneladas de grãos na safra 2014/2015.

IMG_20151204_105747

IMG-20151127-WA0075

Além disso, verifique

Angical e Serra do Ramalho recebem oficinas No Campo

A ação do Sebrae é gratuita e tem o intuito de levar orientações para empreendedores ...