sexta-feira , 19 julho 2019
Home / CentralSFC / Central São Francisco / 12ª edição da Bahia Farm Show convida agricultores de Balsas a debaterem sobre o Matopiba

12ª edição da Bahia Farm Show convida agricultores de Balsas a debaterem sobre o Matopiba

Unir forças para a defesa dos interesses do Matopiba e para a implantação de políticas agrícolas compatíveis com as especificidades deste território. Foi assim que, no dia 1 de abril, em Balsas (MA), durante o lançamento da 12ª edição da Bahia Farm Show, que o presidente da Feira, Júlio Cézar Busato, definiu o motivo e a importância de convidar os agricultores do Matopiba para participarem do evento que será realizado de 24 a 28 de maio, em Luís Eduardo Magalhães (BA). Estiveram presentes no lançamento, o pesquisador e coordenador técnico da Embrapa/ Balsas, Dirceu Klepker; o presidente da Aprosoja Maranhão, Isaías Soldatelli; e profissionais de Comunicação da cidade de Balsas.

Segundo Busato, apesar do bom resultado da Bahia Farm Show em 2015, quando a Feira movimentou R$1,033 bilhão em volume de negócios, o mais importante que acontece na feira é a troca de conhecimentos e experiências durante os cinco dias do evento. Em 2015, foram realizadas cerca de 30 palestras, cursos e seminários, com diversos temas de interesse da agricultura empresarial e familiar, incluindo o Fórum Canal Rural transmitido ao vivo em rede nacional.

“ Este ano, o tema do Fórum será Matopiba: potencialidades e desafios.Queremos colocar nossa fronteira agrícola em evidência, chamar a atenção do poder público e de investidores. Queremos propor um intercâmbio de conhecimento e tecnologia, trazendo o que temos de melhor e levando dos demais estados do Matopiba o que eles têm de contribuição para o agronegócio da Bahia”, explicou o presidente.

O pesquisador e coordenador técnico da Embrapa/Balsas, Dirceu Klepker, reforçou o discurso de Busato. “Precisamos nos unir para apresentar novas soluções e talvez até revisar os modelos de commodities. A Bahia Farm Show é a oportunidade de reunir os produtores do Matipiba para debater as suas dificuldades, os seus principais desafios e também suas potencialidades, com uma visão futura”.

Atualmente, a Bahia Farm Show está entre os três maiores eventos de tecnologia agrícola do Brasil. Para a 12ª edição, a Feira contará com cerca de 200 expositores representando 600 marcas. Além disso, estarão reunidos quatro agentes importantes: os políticos; as instituições financeiras, trazendo condições de financiamento melhores do que ao longo do ano; os expositores, que trazem seus produtos; e o agricultor que vai buscar a tecnologia que possa levar sua propriedade a ter melhor produtividade com economia. Devido às crises econômica e política, além da estiagem que assolou o Matopiba e reduziu o poder de investimento dos agricultores, a direção da Feira não espera superar o volume de negócios alcançado em 2015.

Os próximos lançamentos regionais da Bahia Farm Show serão dia 15 de abril em Palmas (TO) e dia 29 de abril em Bom Jesus do Gurguéia (PI).

A Bahia Farm Show é realizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e tem o patrocínio do Banco do Brasil, Bradesco, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Desenbahia, Santander, Senar/Faeb, Governo do Estado e Governo Federal.

ascom Bahia Farm

logo

 

Sobre Central São Francisco

Além disso, verifique

Algodão baiano na estratosfera

Os estudantes da escola Maria Edith Rhoden no distrito de Roda Velha, em São Desidério, ...